A conquista do voto feminino no Brasil
Há 91 anos, uma nova história passou a ser escrita nas eleições do Brasil. em, mais precisamente no dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras tiveram o seu direito de votar garantido, por meio do Decreto nº 21.076, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Assim, com direito assegurado, as mulheres foram às urnas pela primeira vez em 3 de maio de 1933 e em 1934, o voto feminino passou a ser previsto na Constituição Federal. O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado a partir de 2015, com a promulgação da Lei nº 13.086.
Breve história
A luta pela conquista do voto começou com importantes movimentos mundiais pela participação das mulheres na política, como o movimento sufragista, entre o fim do século XIX e início do século XX, que mobilizava mulheres na luta pelo direito do voto.
Quem acompanha a importância da luta das mulheres por direitos e o quanto essa discussão tem espaço nos dias atuais muitas vezes não imagina quão recentes são algumas das conquistas para o gênero feminino do ponto de vista histórico.
Apesar dos avanços, a luta das mulheres por igualdade de direitos é atual e permanente e isso reflete em todos os espaços de poder, onde os homens ainda ocupam a maioria absoluta dos cargos. Como exemplo, hoje as mulheres representam quase 53% de todo o eleitorado brasileiro, ainda assim, são minoria nos cargos eletivos.