É direito seu, cuidar da Saúde Mental!

postado em: Notícias | 0

Em referência ao Dia Mundial da Saúde Mental, o quadro “É direito seu” traz informações importantes sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. Saúde mental é um direito humano universal e, neste ano, representa um compromisso para aumentar a conscientização sobre a importância do tema e defendê-la como um direito de viver uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito.

Saúde Mental no Trabalho: Precisamos reforçar a importância
A saúde mental no trabalho é um tema de crescente importância na sociedade contemporânea. Passamos grande parte de nossas vidas no ambiente de trabalho, e o impacto desse ambiente em nossa saúde mental não pode ser subestimado.
Anualmente, cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos devido à depressão e ansiedade, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Assim, a OMS lançou diretrizes para saúde mental no trabalho, que recomendam ações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas e comportamentos negativos.

Por que a saúde mental no trabalho é importante?
A saúde mental no trabalho é fundamental para o bem-estar geral dos trabalhadores e para o seu desempenho. Quando os trabalhadores têm boa saúde mental, são mais produtivos, engajados e resilientes. Por outro lado, problemas de saúde mental no trabalho podem levar a absenteísmo, redução da produtividade e aumento da rotatividade de funcionários.

Desafios comuns
Estresse: A pressão constante para cumprir prazos, alcançar metas e lidar com demandas excessivas pode levar a altos níveis de estresse no trabalho.
Assédio e discriminação: Situações de assédio moral, sexual ou discriminação podem ter um impacto significativo na saúde mental dos trabalhadores.
Isolamento social: A falta de interação social no ambiente de trabalho pode levar a sentimentos de isolamento e solidão.

É necessário tem conscientização e atenção para com o trabalhador e que o empregador promova um ambiente de trabalho que apoie esse funcionário. Também se faz interessante oferecer programas de apoio, como acolhimento psicológico e ter uma comunicação aberta para que problemas sejam rapidamente identificados e resolvidos.

A saúde mental no trabalho é uma preocupação que não pode ser ignorada. Ao criar um ambiente de trabalho saudável, apoiar a conscientização e fornecer recursos de apoio, podemos contribuir para a melhoria da saúde mental no trabalho e, consequentemente, para o bem-estar geral dos trabalhadores e o sucesso das organizações.