Roda de Conversa fortalece luta das mulheres contra a violência e por direitos

postado em: Notícias | 0

Sindicato dos Comerciários participa de atividade promovida pelo Coletivo de Mulheres Cutistas da CUT Ceará reforça a organização política, debateu direitos e destacou a importância da união das mulheres diante dos desafios sociais e políticos.

Na manhã dessa quarta-feira (05), as diretoras do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região participaram da Roda de Conversa e Oficina “Pela Vida das Mulheres e Meninas e Pelo Fim das Violências”, promovida pelo Coletivo de Mulheres Cutistas da CUT Ceará, na sede da FETRACE. A atividade aconteceu por volta das 9h e reuniu dirigentes sindicais, trabalhadoras urbanas e rurais, jovens, mulheres negras e periféricas em um espaço de formação política, articulação e construção de estratégias coletivas.

O encontro teve como objetivo fortalecer a unidade e a ação política das mulheres trabalhadoras diante de temas considerados centrais para a classe trabalhadora e para a vida das mulheres.

Mesa de abertura
Os trabalhos foram iniciados com a formação da mesa de abertura. A mediadora Ana Claudia, secretária de Mulheres da CUT Ceará e da Fetrace, convidou para compor a mesa a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares da Fetraece, Irís Cruz; a secretária de Organização e Política Sindical da Fetamce, Carmem Santiago; o presidente da CUT, Wil Pereira; e o presidente da Fetrace, Fancimar Silva.

A mesa de abertura destacou a importância da união na defesa dos trabalhadores e no enfrentamento ao fascismo, apontado como um dos grandes desafios para as eleições de 2026. Também foi ressaltado o significado do 8 de março como um momento de fortalecimento da luta das mulheres e de enfrentamento ao machismo, entendido como uma estrutura que ainda limita a liberdade e a própria existência das mulheres na sociedade.

Roda de Conversa
Após a abertura, Claudia Silva convidou para compor a mesa da roda de conversa a secretária de Mulheres do PT Fortaleza, Raquel Viana, representando a vereadora Mariana Lacerda (Mari); a secretária executiva da Igualdade Racial do Ceará, Mártir Silva; e a secretária estadual de Mulheres do PT Ceará, Lia Ferreira. A mediação foi conduzida pela própria Claudia Silva, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Ceará.

Momento do debate
Durante o debate, Lia Ferreira destacou que o 8 de março é uma data de celebração, mas também de luta pela existência e pelos direitos das mulheres, especialmente no combate a todas as formas de violência. Ela lembrou que as mulheres são maioria em diversos setores da sociedade, mas ainda precisam ampliar sua presença nos espaços institucionais de poder. Lia também abordou o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1, observando que muitas mulheres acabam vivendo, na prática, uma jornada “7×0”, já que além do trabalho formal assumem uma terceira jornada com as tarefas domésticas e o cuidado com a família.

Raquel Viana ressaltou o tema do 8 de março deste ano e chamou atenção para a escalada de violência contra as mulheres no cotidiano. Em sua fala, destacou que o patriarcado sustenta um sistema de opressão que impacta diretamente a vida das mulheres. Já Mártir Silva reforçou a defesa da vida e dos direitos das mulheres, a necessidade de combater a violência e a importância de garantir o bem viver. Ela também destacou a necessidade de proteger as crianças e de assegurar que as mulheres tenham seu lugar de fala respeitado e suas lutas reconhecidas.

Ao longo da programação, as participantes ressaltaram a importância da organização coletiva como instrumento para enfrentar as violências e ampliar direitos. Também reafirmaram o compromisso com a defesa da democracia, da justiça social e da vida das mulheres e meninas.