Diretores e ex-presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região foram eleitos para a diretoria da confederação
De 20 a 23 de setembro, aconteceu o 11° congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores No Comércio e Serviços (CONTRACS). Evento foi realizado em Guarulhos, São Paulo, e teve como tema “Construindo o Brasil”. Mais de 350 trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços de todo Brasil, representantes de 120 sindicatos e federações estiveram presentes.
Na ocasião, o ex-presidente do Sec, Romildo Miranda e os diretores Gilliarde Araújo e Caubi Freitas foram eleitos para a direção. A diretora Amanda Braga, também compõe a nova direção, na pasta executiva como Secretária de Comunicação.
Na quinta-feira (21) aconteceu a solenidade de abertura do congresso que contou com a presença do presidente da Contracs, Julimar Roberto; da vice-presidenta nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Juvandia Moreira e diversos integrantes de movimentos sociais e sindicalistas. Na ocasião, Julimar realizou uma retrospectiva dos últimos quatro anos e, Juvandia foi responsável por debater a temática do congresso. Além disso, foi feita uma homenagem póstuma a Antônio Almeida, eleito secretário-geral da entidade no último mandato.
O primeiro dia de congresso teve como programação a leitura do Regimento Interno, análise da conjuntura nacional e internacional e balanço de gestão.
Na sexta-feira (22), o 11° congresso da Contracs foi marcado por debates. Sérgio Nobre, presidente da CUT, falou sobre os desafios da classe trabalhadora e destacou a eleição de Lula como um fator positivo para o movimento dos trabalhadores. No período da tarde, os dirigentes sindicais debateram o Plano Estratégicos de Ações e Lutas da Contracs, construíram moções e aprovaram a prestação de contas da entidade do ano de 2022.
No sábado (23), aconteceram eleições, no pleito, diretores e diretoras foram eleitos para o quadriênio (2023-2027). Julimar Roberto foi reeleito a presidente da entidade. A chapa única é composta com paridade de gênero, formada por 23 diretoras e 22 diretores e 14 delegados.