O Movimento Mulheres Atuando em Rede reúne mulheres de diversos segmentos e territórios, movimentos sociais para fortalecer rede de proteção, cuidado e resistência coletiva.
A secretária de Mulheres e a secretária de Políticas Sindicais do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região, Brenda Kécia e Helenice Pereira, respectivamente, participaram, na tarde desta terça-feira (10), do segundo encontro do movimento Mulheres Atuando em Rede (MAR). O evento foi realizado na ADUFC e reuniu mulheres de diferentes movimentos sociais e espaços políticos do Ceará.
O MAR é um projeto recém-criado a partir do mandato da deputada estadual Larissa Gaspar e surge como uma articulação ampla de mulheres com o objetivo de fortalecer uma rede de proteção, cuidado e troca de experiências. A iniciativa busca organizar mulheres em uma estrutura colaborativa que promova apoio mútuo, integridade e ações conjuntas de enfrentamento à violência e às desigualdades.
Com o lema “Somos Muitas, Somos Mar: ondas de consciência, cuidado e resistência”, o movimento se apresenta como um espaço de fortalecimento coletivo. O movimento também surge da urgência de enfrentar a violência, a desigualdade e a sobrecarga que historicamente recaem sobre as mulheres.
Os encontros do movimento são chamados de “Marolas”, simbolizando o início de uma mobilização que pretende ganhar ainda mais força e a próxima etapa será denominada “Onda”, representando o crescimento e a consolidação. A iniciativa reforça a importância do cuidado como ato político, defendendo que mulheres cuidem de si e umas das outras.
